Crea-MG e prefeitura de Mariana estabelecem Termo de Cooperação Técnica

O Crea-MG e a prefeitura de Mariana firmaram Termo de Cooperação Técnica, no dia 11 de dezembro 2019. O presidente, engenheiro civil Lucio Borges, e o prefeito Duarte Júnior assinaram o acordo na sede do Conselho. A parceria objetiva desenvolvimento e uso dos procedimentos de conciliação, mediação e arbitragem nos conflitos que envolvam direta ou indiretamente, áreas tecnológicas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

A Câmara de Mediação e Arbitragem do Crea-MG será o ponto de apoio desse acordo, auxiliando na resolução dos conflitos que envolvem o município de Mariana. “Muitas das pendências atuais de empresas com o município serão solucionadas mais rapidamente com a conciliação, contribuindo para a melhoria de vida da população de Mariana”, destacou Robert Farrer, presidente da CMA.

O prefeito apontou que a importância dessa cooperação está na legalização e na garantia de direitos. “Ela possibilita que o poder público seja justo nas suas obrigações. Algumas empresas prestaram serviço no município e por alguma burocracia ou alguma falha de algum órgão não tiveram seus direitos assegurados. Então a partir dessa parceria temos caminhos para legalizar a situação,” explicou.

O Crea-MG vai acompanhar toda a evolução das obras de construção do novo distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, realizando ações mensais de fiscalização. O presidente Lucio destacou a relevância das atividades realizadas pelo Conselho. “Nós levamos muito a sério a fiscalização, que é nossa atividade fim. Além disso, o diálogo constante e parceira com prefeituras têm sido uma prática da nossa gestão,” enfatizou. Para Lúcio, a CMA pode contribuir muito na solução desses conflitos do município.

Também participaram da reunião o conselheiro federal, engenheiro civil Gilson Queiroz; o vice-presidente e secretário-geral da CMA, Luiz Pimenta; o procurador-geral do Crea-MG, Rubens Jardins e o assessor do prefeito, Alex Bruno.

protocolo Mariana